sexta-feira, 31 de outubro de 2025

DIA MUNDIAL DA POUPANÇA


Em celebração do Dia Mundial da Poupança a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral  teve o privilégio de acolher uma iniciativa de valor educativo, fruto da colaboração com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, através do seu Curso de Gestão.

Os alunos do 2º e 3º ciclos tiveram oportunidade de participar numa sessão sobre a  importância da "Literacia Financeira" e das estratégias de poupança.

A abordagem dos temas como gestão do dinheiro e o planeamento de gastos para o futuro foram fundamentais para despertar a consciência dos nossos alunos. Através de casos  concretos aplicados no dia a dia ficou claramente demonstrada a diferença entre “gastar” e “poupar”,  e o primeiro passo prático “como vais começar a poupar.”

O principal objetivo foi dotar os alunos com algumas ferramentas, continuadas no futuro, essenciais para a vida adulta.

 No âmbito dos cursos profissionais , os alunos do 10ºB e 11ºB assinalaram o Dia Mundial da Poupança com um trabalho em conjunto nas disciplinas de Psicologia e Área de Integração.

      
  Agradecemos esta parceria com a nossa escola na formação de cidadãos responsáveis, informados e capazes de gerir o seu futuro financeiro.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

 EMPREENDEDORISMO


No dia 30 de outubro houve uma sessão especial de trabalho envolvendo alunos da universidade da Beira Interior e os alunos do 9º ano e ensino secundário, sob a orientação da Professora Dr.ª José Madeira. Durante esta sessão os alunos participaram de uma dinâmica de atividades voltadas para o tema do empreendedorismo, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mundo dos negócios.

Essa iniciativa teve como objetivo incentivar o espírito empreendedor entre os jovens, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de inovar. A interação entre os diferentes níveis de ensino proporcionou um ambiente  de aprendizagem, motivação para futuros projetos e desafios profissionais preparando-os para enfrentar o mercado de trabalho com confiança e visão estratégica.


O Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral expressa a sua gratidão pelo trabalho prático realizado com os alunos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

 LITERACIA FINANCEIRA

De acordo com o contexto Estratégico Nacional de Educação para a Cidadania, hoje tivemos a oportunidade de participar numa palestra muito especial sobre Literacia Financeira, dirigida aos alunos do 8ºe 9º anos, orientada pela Dr.ª Rita Silva do Banco de Portugal da Agência de  Castelo Branco.

A sessão abordou temas fundamentais como a poupança, a gestão do dinheiro e a importância de fazer escolhas conscientes no dia-a-dia. De forma clara e dinâmica, falou-se sobre o que significa poupar, como planear despesas, como evitar consumos impulsivos ou comparar preços que podem ter grande impacto no futuro.

Esta atividade desenvolvida pela BE e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento realizada em articulação com o Banco de Portugal Agência de Castelo Branco ajudou-nos a perceber que ser financeiramente responsável é também ser um cidadão informado e consciente, capaz de contribuir para uma sociedade mais equilibrada e sustentável.

A BE agradece a partilha dos conhecimentos e experiência.

terça-feira, 21 de outubro de 2025


A nossa escola teve o privilégio de receber a visita especial de um escritor que encantou com a sua música e o seu cão guia, não só os alunos do pré-escolar, como também os do 1.º ciclo.

Durante o encontro, o autor não se limitou a apresentar os seus livros — surpreendeu todos ao juntar a música à literatura, tocando viola e cantando para os alunos.

Esta combinação inesperada de leitura e música cativou as crianças, que participaram com grande entusiasmo e alegria. Mas Além da palestra, os alunos puderam interagir com o cão-guia, aprender sobre sua função e a importância do respeito aos animais de assistência. A presença do cão não só encantou as crianças como também reforçou a mensagem de autonomia e respeito à diversidade.

Foram momentos verdadeiramente divertidos, repletos de criatividade, imaginação e partilha, que certamente ficarão na memória de todos os participantes.



A comunidade escolar fica grata por compartilhar as suas histórias e nos inspirar com sua coragem e sensibilidade. A sua presença  iluminou nossa escola com exemplos de superação e inclusão.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

CONVERSAS NA BE COM... A ESCRITORA.

A Menina de Vermelho, a Cor da Liberdade” conta a história uma criança especial que, com sensibilidade e coragem, enfrenta a doença e descobre sua força interior.

Os alunos conversaram com a escritora sobre uma história de superação, liberdade e inspiração.

A comunidade escolar agradece a sua  presença.

  
 Carregue📷  Veja a reportagem fotográfica.

quarta-feira, 15 de outubro de 2025


Com o objetivo de apoiar o planeamento estratégico das Redes de Bibliotecas Escolares (RBE) e a implementação de planos de melhoria no domínio da leitura oral e escrita, a Biblioteca Escolar (BE) procurou dar voz aos alunos, incentivando-os a desenvolver o pensamento crítico, a estimular a imaginação e a enriquecer o vocabulário, contribuindo, assim, para a formação de cidadãos mais informados, conscientes e participativos

No âmbito destas metas, os alunos do 5.º ano participaram numa atividade de leitura oral, após uma seleção prévia de livros disponibilizados pela BE. Depois das leituras, foram identificadas palavras-chave presentes nos textos lidos, com a colaboração da professora de Português, que as registou para posterior utilização.

De regresso à sala de aula, os alunos deram asas à imaginação e, com base nas palavras-chave escolhidas, criaram pequenas histórias originais ("estórias"), desenvolvendo competências de escrita criativa, vocabulário e expressão escrita.


Numa segunda fase da atividade, foi introduzido o recurso à Inteligência Artificial (IA). Após escreverem as suas histórias, os alunos tiveram oportunidade de as comparar com versões reescritas pela IA. Este momento de confronto entre a escrita humana e a escrita artificial permitiu aos alunos refletir sobre:

•             As diferentes formas de estruturar um texto;

•             O uso do vocabulário e da criatividade;

•             A importância do estilo pessoal na escrita;

•             As potencialidades e limitações da tecnologia na produção textual.

Esta componente digital revelou-se altamente motivadora, promovendo o pensamento crítico e o debate sobre o papel da IA na educação e na vida quotidiana.

A NOSSA AUTARQUIA



 Após a visita à exposição "DEMOCRACIA AQUI TÃO PERTO", os alunos, em sala de aula, preencheram a ficha "A Nossa Autarquia".

Este trabalho teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a estrutura do poder local, nomeadamente identificando o número de deputados municipais, vereadores e membros das freguesias da sua autarquia.

Posteriormente, os alunos analisaram um conjunto de propostas e, em grupo, selecionaram as áreas que consideram necessitar maior intervenção e melhoria no seu concelho. Esta atividade permitiu-lhes refletir sobre as necessidades da comunidade local e participar ativamente na construção de uma cidadania mais informada e participativa.



Alguns trabalhos  dos alunos da  turma - 5º B.  



Alguns trabalhos dos alunos da turma -9º C


 INFORMAÇÃO PARA OS ALUNOS DO SECUNDÁRIO

 


 PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

Decreto-Lei n.º 42/2025, de 26 de março

Sumário: Aprova o programa de oferta de assinaturas digitais de publicações periódicas a jovens entreos 15 e os 18 anos.


Na sequência deste Decreto-Lei a Rede de Bibliotecas Escolares aderiram a esta iniciativa por ser uma excelente oportunidade para promover a literacia dos media, o pensamento crítico e o contacto com fontes de informação credíveis e diversificadas — competências essenciais na formação de leitores informados e cidadãos ativos.

  A BE da Escola Básica e Secundária, no âmbito da Literacia Mediática e da Informação pretende incentivar os alunos  do ensino secundário (15-18 anos) a poderem subscrever jornais e revistas de informação geral ou económica em formato digital durante 2 anos.

Faz já a tua assinatura digital e gratuita !...

Clique no Link

https://www.gov.pt/servicos/subscrever-jornais-ou-revistas-atraves-do-programa-de-oferta-de-assinaturas-digitais-para-jovens

 

ATENÇÃO: as inscrições têm que ser efetuadas até 31 de dezembro de 2025 

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

 CAÇA AO TESOURO LINGUÍSTICO

Na disciplina de Português, os alunos do 8º ano, preparam-se para uma "caçada" ao erro publicitário. Foram alertados para os erros que passam despercebidos por mutos cidadãos .Assim contactaram e analisaram os erros de alguma publicidade pública.

Será que a partir de agora a sua atenção será redobrada?... 

A descoberta e a correção entusiasmaram os alunos. Parabéns!

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

"DEMOCRACIA AQUI TÃO PERTO"

No atual período de eleições autárquicas, o Grupo de História e HGP, a BE, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em parceria com o Instituto + Liberdade, promovem a visita dos alunos à exposição “Democracia Aqui Tão Perto”, com o intuito de os sensibilizar para o exercício pleno de uma cidadania ativa e responsável.

Desta forma, de modo simples e rigoroso, compreendem:

•    Quem elegemos nas eleições autárquicas;

•    Quais as competências do poder local;

•    Que papel tem o voto direto nestas eleições no nosso quotidiano.

A ação da BE, no âmbito da dinamização pedagógica, é sustentada por valores e procura  promover a literacia política e civíca, com especial destaque para a liberdade, a diversidade e a colaboração.

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no âmbito da dimensão do 1º grupo "Democracia e Instituições Políticas, esta exposição torna-se pertinente nesta fase em que se aproximam as eleições autárquicas.

Convidamos toda a comunidade Escolar a visitar a Exposição.

 A BE dinamizou a seguinte atividade: 

Dia 7 de outubro- 4º ano de escolaridade - Pequeno vídeo "Democracia...é no bosque"- debate de ideias.




           

  APRENDER COM A BE...

No dia 2de novembro os alunos do 5º ano deslocaram-se à BE na disciplina de Português.
Estes descobriram o conjunto de todos os materiais que a BE possui para consulta ou empréstimo.
Assim poderam observar a organização das estantes, equipamento informático e audiovisual e área de estudo e de leitura.

Os alunos registaram o que era para eles a Biblioteca.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - (MIBE)

A Biblioteca Escolar sempre foi um lugar de conhecimento e imaginação, mas agora, enquanto a Inteligência Artificial (IA) transforma o nosso mundo, também deve ser um laboratório de inovação e de pensamento crítico.

Acreditamos que a biblioteca é o ponto de partida para qualquer ideia brilhante. É nas páginas dos livros que encontramos a inspiração para criar o nosso próprio universo.