quinta-feira, 5 de novembro de 2020

DIA MUNDIAL DO CINEMA


Ler é aprender,pensar, viajar e divertir-se... Tudo ao mesmo tempo... O leitor...
... cria as cenas do livro, na sua imaginação, como se de um filme se tratasse. 
... lê histórias tão marcantes, cujas palavras saltam dos livros para o grande écran.

O LIVRO É MELHOR QUE O FILME? OU SERÁ O CONTRÁRIO?

A BE convidou toda a comunidade escolar a fazer uma apreciação de livros que foram transportados para o cinema.

E as opiniões começaram a chegar!...

No livro e no filme "Código Da Vinci, as diferenças são óbvias, onde na leitura do livro o desenvolvimento da história e os pormenores são mais detalhados. As personagens do filme não têm necessidade de descrições físicas!

Pais do Santiago Silva (CE6)


 
 
O livro "O Principezinho"de Saint - Exupéry tem muito mais pormenores, puxa muito mais pela nossa imaginação em relação ao filme.

Liliana Nabais, Mãe de Eduarda Nabais Gil (CE5)


 

De Thomas Keneally foi adaptado para cinema como filme de drama histórico por Steven Spielberg. Trata-se de um empresário alemão, Oskar Schindler que com a sua esposa Emilie Schindler salvaram milhares de judeus, durante a II Guerra Mundial. Um livro bastante forte mas nada tira a emoção da leitura.

 Pais de João Paulo e José Miguel Elvas (6º A)


Um Sinal dos Céus, livro de Nora Roberts, relata a sobrevivência de uma rapariga (Reese Gilmore),  a um massacre num restaurante onde trabalhava.Perante tal facto, resolve recomeçar a sua vida numa outra cidade, em que, por mero acaso vem testemunhar um outro assassinato. Ao tentar descobrir o assassino, faz com que conheça um rapaz que a vai ajudar em toda esta trama. Ao ler o livro, tive a perceção que a autora descreve de uma forma mais pormenorizada e muito absorvente a ação, despertando  no leitor, um contínuo aumento da curiosidade e uma procura do seu final. Ao visualizar o filme observei que tem partes, onde sabemos que não foram tomadas em conta e não aparecem, embora seja também muito absorvente e com algum suspense.

Jorge Martinho (Assistente Operacional)


O livro "O Siciliano" de Mário Puzo, um clássico, de leitura simples, mas contagiante. É um romance com bases históricas e uma narrativa cativante. Descreve a vida Guiliano, o "Robin Hood" siciliano, mostrando a sua scensão, apogeu e queda. 

Quando há uma adaptação de um livro grande livro para o cinema é sempre um risco e, inevitavelmente fazemos a comparação entre ambos. Ao ver o filme achamos que simplificaram demais a história, o que é inevitável. O ator Christopher Lambert, fez um excelente papel, mas, para quem leu o livro fica com a sensação que falta algo ao personagem. A música e a fotografia são muito bonitas. 

Penso que foi uma boa adaptação e que, dentro do género, é um bonito filme. 

Agora de qual gostei mais? Claro que foi do livro!!! Sem dúvida.

Maria de São José, mãe de António da Costa (6ºA)