quarta-feira, 17 de junho de 2020

DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA
                        Cartaz das Nações Unidas para a comemoração do dia 17 de junho. 
      
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o 17 de junho, “Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca”, através da Resolução  A/RES/49/115. O slogan de 2020 
“Alimentos - Forragens - Fibras”.
O objetivo desta celebração visa sensibilizar a humanidade e os governos para os graves problemas: a exploração do solo, a desflorestação, as variações climáticas… sublinhando ainda a questão dos países africanos mais afetados pela seca / desertificação. Consumidores, empresas e políticos devem mudar comportamentos e assumirem responsabilidades na gestão e práticas, mais sustentáveis do solo.  
O aumento da procura de terras para abastecer de alimentos, pessoas, animais e produção de fibras para vestuário, para o mundo urbano em crescimento, a terra transforma-se e degrada-se a um ritmo insustentável, o que altera a produção, os ecossistemas, a biodiversidade e as alterações climáticas. Torna-se imprescindível mudar de estilos de vida.
Considerando estes tempos que vivemos do COVID-19 e ao afirmarmos que, depois da pandemia tudo será diferente, torna-se importante refletir sobre o fortalecimento dos nossos sistemas alimentares e hídricos, que possivelmente poderão ajudar a reduzir, os efeitos de enfermidades infeciosas emergentes, pobreza mundial e insegurança alimentar. Mais do que nunca “solo são, pessoas sãs.”

- Sabias que:
- A transformação dos ecossistemas naturais já são mais de 70%. Em 2050 poderá ser de 90%... 
- Hoje mais de 2000 milhões de hectares de terra anteriormente produtivas encontram-se degradadas…
- A indústria da moda em 2030 utilizará mais de 115 milhões de hectares de terreno, equivalente à superfície do país – Colômbia…

Aqui fica uma imagem para refletir...

https://bit.ly/2YCBvgD

Vídeo sobre  a temática em Portugal: