quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

DIA DOS NAMORADOS




No dia de S. Valentim, a BE apresentou dois vídeos, da APAV,  de forma  a sensibilizar os nossos alunos para a "Violência no Namoro".
 De seguida,  proporcionou-lhes  divertiram-se  sobre o Amor com o Kahoot. Preciosos foram os telemóveis e os tablets...
   Através da literatura e da música descobriram mil e uns" corações"  de tratar o Amor... e o entusiasmo não foi pouco!





Os alunos do 1ºciclo, vieram à  BE a jogarem o Kahoot sobre o "Amor" usando os tablets,com a ajuda dos alunos do 11º ano do Curso Profissional deInformática.
Os alunos deste nível de ensino, na aula de Inglês, elaboraram um postal com mensagens amorosas, que entregaram pessoalmente à comunidade escolar do agrupamento.




Para além destes postais, o cupido entrou nas salas de aula, lançando a sua seta em direção ao grupo turma que contagiou com amor e alegria.

Os alunos de Português das turmas A e B do 8ºano e do 9ºPCA participaram numa atividade de expressão escrita com o tema “Dia dos namorados”, seguindo as regras do Cubismo (Cubismo- movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.).
Adaptados à necessidade de trabalhar e brincar com as palavras, os alunos participantes representaram o tema não se preocupando com a representação real do mundo mas sim com a sua interpretação através da decomposição da visão fiel e objetiva.
Surgiram trabalhos de excelência nas três turmas envolvidas!

Esperemos que os nossos visitantes se deixem tentar por esta desconstrução criativa do Amor!

8º A

8º B


9º PCA

Os alunos de Português do 8ºano, turmas A e B, participaram num jogo coletivo surrealista inventado por volta de 1925 em França, tendo por temática o dia de São Valentim.
Recuperando o movimento surrealista francês, os alunos aplicaram o método “Cadavre exquis” (cadáver esquisito) subvertendo o discurso literário tal como o conhecemos.

Seguindo as regras do jogo, cada aluno interveio da maneira que desejou, escrevendo uma frase, começando obrigatoriamente com a última palavra da frase anterior. De seguida, dobrou-se o papel para que os demais participantes não tivessem conhecimento do que tinha sido escrito. 

O amor é lindo!
Lindo que é o amor
Amor é o sentimento de amar e desejar
Desejar, respeitar e encontrar o ser que nos faz rimar.
Rimar faz-nos acreditar na pessoa que faz os nossos olhos brilhar!
Brilhar, como uma estrela cada vez que olho para ti, mas o mais importante estará no futuro e no que há de vir.
Vir juntos!
Juntos para a eternidade!
Eternidade da vida
Vida unida pela união do amor, da amizade, da confraternização
Confraternização entre pessoas que se ama
Amam muito, qualidades e defeitos
Defeitos que são esquecidos e qualidades que são lembradas
Lembradas são as recordações do amor que eu senti
Senti amor quando te vi
Vi em ti o pedaço de mim que faltava
Faltava, faltava um carinho para me fazer feliz.
Feliz é aquele que ama, que tem amigos para ajudarem quando é preciso!

8ºA

O amor traz-nos alegria!
Alegria que faz todas as pessoas felizes.
Felizes, poderemos ser se amarmos as pessoas certas!
Certas palavras são perfeitas
Perfeitas e com defeitos
Defeitos que não são importantes
Importantes todos os dias.
Dias incríveis!
Incríveis momentos
Momentos livres de amor.
Amor abençoado
Abençoado seja o amor
Amor caloroso
Caloroso é o teu coração
Coração que é meu.
“Meu, estamos unidos!”
Unidos para o que der e vier.
Vier do coração
Coração a bater mais forte
Forte como o Ronaldo.
Ronaldo, símbolo de paixão!
8ºB